quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EXPRESSÃO DRAMÁTICA E CORPORAL

No âmbito do Projecto Educativo do Agrupamento e do PAA da nossa escola, a APEE tem o prazer de vos comunicar que iremos promover a realização de aulas de Expressão Dramática e Corporal.

A expressão dramática é uma prática que põe em acção o desenvolvimento do indivíduo aferido na sua totalidade, favorecendo, através de actividades lúdicas, o desenvolvimento de uma aprendizagem global (cognitiva, afectiva, sensorial, motora e estética). A grande vantagem da expressão dramática e corporal, é a possibilidade que em si encerra de utilizar componentes de várias artes, enriquecendo, portanto, a aprendizagem e a experimentação.

A expressão dramática implica trabalho sobre o corpo, sobre a voz, sobre o espaço acústico, sobre o pensamento / imaginação, espaço físico, objectos e emoções. Para além disto, pressupõe a construção de sinais e discursos (verbais ou não), que visam a comunicação e o trabalho em grupo, e enquadram o indivíduo na sua relação com o Mundo e com a Sociedade. Recorre ao habitual faz-de-conta das crianças, proporcionando a descoberta e exploração do instrumento físico, vocal, oral e intelectual e, permitindo, acima de tudo, a experimentação de diferentes papéis, a exposição e aceitação de diferentes estados emocionais e psicológicos, através de uma experiência lúdica.

A experiência da expressão dramática com tudo o que a ela está associado, poder-se-á revelar de uma importância crucial no processo de auto-conhecimento, de equilíbrio emocional e psicológico e de respeito pelo outro.
Desta forma, no âmbito do Projecto Promoção de Hábitos de Cidadania, na próxima 3ª feira, dia 15/11/2011 às 18.30 h para os alunos da manhã e no dia 22/11/2011 às 18.30 h para os alunos da tarde, no ginásio da nossa escola, a APEE irá apresentar uma aula de Expressão Dramática e Corporal gratuita de modo a promover esta iniciativa. Todos os alunos da escola poderão participar.

Estas aulas serão ministradas em 2 grupos: 1º e 2º ano e 3º e 4ª ano. O inicio das aulas será divulgado no dia da aula gratuita. Quem pretender inscrever os seus educandos deverá dirigir-se à Srª Bárbara Dias. Estas aulas irão realizar-se 1 x por semana e o valor da mensalidade será de 5,00 €. No mês de Fevereiro será cobrado em conjunto o mês de Junho.

Para estas aulas os alunos deverão trazer roupa prática e o Encarregado de Educação deverá responsabilizar-se pelo transporte do seu educando.

Sem comentários:

Enviar um comentário